“... O abandono dos estudos representa um dos mais preocupantes problemas da EAD enfrentados na atualidade. Qual a sua percepção sobre as reais causas que levam o aluno a desistir do objetivo de fazer um curso de EAD?..."
Já vi muitos estudos a respeito da evasão em cursos de EAD e quais suas prováveis causas. Como acontece na maioria dos estudos, eles avaliam o que acontece na “maioria” dos casos, mas não há um consenso do real PORQUE deste número elevado de desistências por parte dos participantes (e algumas vezes, da desistência velada por parte de alguns tutores/monitores de turma).
Há o fator motivação, citado por muitos e que creio, realmente leva alguns a desistência. Ser constante e incansavelmente motivado por terceiros ajuda, sim, sem dúvida... mas é um fator crucial? Decisivo?
Também há o fator tempo, que também causa o mesmo efeito, seja na relação com o trabalho, com a família ou simplesmente pela falta de organização e gestão do tempo disponível. Em minha opinião, cabe aqui a colocação de outro fator, que, penso, ainda não foi mencionado: o fator prioridade em determinado ponto da vida do aluno.
Mas será que necessitamos eternamente de motivação externa para buscarmos nosso aperfeiçoamento pessoal ou também tem a ver com o amadurecimento interno de cada indivíduo? Uma pessoa determinada e decidida a alcançar certos conhecimentos e/ou competências necessita, invariavelmente de motivação por parte de terceiros? Talvez alguns, mas não podemos fazer disto uma regra. Para provar meu ponto de vista coloco o seguinte exemplo:
Existem cursos disponibilizados na web que são gratuitos, de livre acesso, sem interatividade (ao menos não obrigatória), sem tutores (ao menos não na forma como conhecemos na grande maioria), sem custos (o que poderia motivar alguns a concluir aquilo que “já está pago” em termos financeiros). Se necessitássemos sempre destes estímulos externos, então cursos gratuitos, sem mediação, sem feedbacks, sem interatividade, e, o que considero talvez o mais importante destes fatores, sem a necessidade de emissão de certificados, não teria quorum, não seriam procurados por ninguém, ainda... nem existiriam. Mas isso não e verdade! Esses cursos existem e estão à disposição de quem quiser (ou quem tiver acesso a eles) e são muito procurados.
Porque então todos os fatores que discutimos aqui como possíveis fontes de evasão de cursos no formato ead não se encaixam em cursos gratuitos? A minha resposta é uma só: porque não são estas as causas mais prováveis.
Em minha opinião, a evasão no ead se dá por fatores internos de cada indivíduo. Se não fosse assim, necessitaríamos de um ambiente perfeito para desempenharmos nosso papel de alunos de forma satisfatória. Quer dizer: teríamos que estar sem nenhuma outra atividade paralela (incluindo trabalho, família, outros projetos, etc...), teríamos que ter os melhores e mais exímios profissionais a nossa disposição para que estes nos motivassem, a todo o momento, em todos os cursos, em todos os momentos.
Precisaríamos de conhecimentos prévios dos mais variados (multidiciplinares ao extremo), para que nunca nos sentíssemos excluídos nem intimidados pelas novidades ou pelo desconhecido. Será mesmo que isso é possível?
Será que este ambiente “ideal” realmente é real em algum momento, com todas as variantes trabalhando a nosso favor? Creio que não.
Mas então, qual a explicação para a motivação variável entre os participantes de um curso? Simplifico aqui com uma frase que minha querida avó costumava dizer quando eu teimava ainda criança: “não se ensina nada a quem não quer aprender”. Os outros fatores são importantes? Sim!!! Muito!!! Mas não são decisivos. Quem decide somos nós mesmos, de dentro para fora... ao menos é o que penso...
Oi Jaque!!
ResponderExcluirÓtimo texto!! Parabéns!! Olha só quantos fatores importantes a considerar na educação...
Concordo plenamente, temos de oferecer subsídios para que o aluno tenha acesso à educação, mas a motivação tem de partir também do aluno, não apenas dos professores ou da família. O ensino está aberto à todos, mas o aluno tem de QUERER estudar!