segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Curso CAMEO – DOI: Docência Online Independente

Introdução


            Neste projeto pretendemos analisar a figura do professor no processo de ensino-aprendizagem à distância. Visamos reformular os antigos e maçantes modelos de ensino, ainda praticado nas escolas, para com isso, auxiliar o professor a desenvolver um novo método para a sua prática.
            Nesse novo método será incluído o ensino on-line, com a finalidade de promover uma aproximação maior entre professor e aluno e aluno-aluno. Através dessa modalidade on-line, o docente terá mais independência para aplicar as atividades, promovendo projetos pedagógicos sob os quais terá pleno domínio e autonomia, contando com a total participação dos alunos, que trarão seus saberes para serem discutidos e divididos com os demais.
            O professor precisa se preparar para formular problemas e ajudar os alunos a irem à busca das soluções. O ensino não pode ser algo exposto de forma pronta e pré-formatada aos aprendizes. O conhecimento, o saber, precisa ser construído mediante o esforço de cada participante dos cursos online, contando sempre com o apoio do docente.
            Consideramos de extrema importância e necessidade a inclusão e o aperfeiçoamento da formação dos professores na modalidade EAD para que possam assim aprimorar seus métodos de ensino e construírem, com seus alunos, um saber em conjunto. 
A figura do professor cada vez mais independente parece ser o futuro da docência, mas queremos aqui analisar questões práticas que envolvem este processo, como a questão salarial, qual o nível de importância da ligação do docente às instituições ou às formas tradicionais de ensino. Isto é, o quanto ainda vale o nome das instituições, no que se referem à certificação quando colocada frente à flexibilidade e autonomia do docente independente.






Justificativa


            A internet transformou-se em uma ferramenta de uso mundial que chegou para facilitar a vida das pessoas como um todo. Ela abriu novos caminhos e diminuiu distâncias. Mesmo não sendo acessível a todos, ela já se mostrou indispensável para a interação das pessoas com o mundo.
            Os alunos, em sua grande maioria já estão inseridos na rede. Cabe ao docente e às instituições aproveitarem as informações trazidas por eles, mesmo que não tenham relação direta com o currículo escolar, e gerar projetos em que seus alunos possam dividir seus aprendizados coletivamente. Com isso, a construção de novos conhecimentos e novas experiências beneficiará a todos, tanto alunos quanto professores e instituições.
Surgem cursos de curta duração, ou cursos profissionalizantes, como também são chamados, que buscam suprir necessidades de capacitação rápida e flexível perante as necessidades do mercado de trabalho. Mas quais são os pré-requisitos, as características, as exigências, a formação do docente que pretendo disponibilizar-se neste novo campo da docência, nesta nova versão de ensino/aprendizagem que passamos a conhecer e observar, cada vez mais difundido e utilizado.
Pretendemos ainda analisar a figura do docente, descobrindo assim qual a melhor forma de atingir este “novo aluno”, informatizado, com necessidades de rápido e eficaz aperfeiçoamento, com saberes e conhecimentos mais flexíveis e rapidamente mutáveis.
            O professor terá de trabalhar melhor sua auto-estima, sua independência e seus conhecimentos técnicos, a fim de estimular uma agradável relação entre ele e os alunos. Deverá promover a autoconfiança também em seus alunos, ensiná-los a importância de compartilhar e de cooperar, e mostrar a eles os caminhos para um aprendizado constante e autônomo.






Objetivos


Geral:


Ø  Auxiliar o professor a desenvolver um projeto pedagógico no ensino EAD e a praticá-lo.

Específicos:


Ø  Através da modalidade on-line já bem compreendida pelo professor, buscar-se-á torná-lo um docente mais independente, autônomo e seguro, para que seja o mediador entre os alunos, ajudando-os a resolver divergências, comemorar seus sucessos e superar os fracassos.
Ø  Refletir sobre as principais características e os maiores problemas enfrentados por este novo docente, como questões práticas relacionadas à remuneração, à qualificação e á capacitação deste profissional da educação.

Metodologia


Ø  Será desenvolvida uma plataforma EAD para o professor aprender a utilizá-la com o propósito de aplicar um projeto pedagógico alternativo, diferente, baseando-se nos valores e saberes sociais de cada aluno.
Ø  Preparar o professor para que tenha domínio da plataforma moodle de modo a desenvolver seu projeto e aplicá-lo com segurança e autoconfiança;
Ø  Desenvolver um curso teste no site http://www.cameooneline.com.br/moodle chamado DOI - Docência Online Independente. Nele será usado texto inicial do curso EAD - EXT - Educação Digital: (Re)descobrindo a Web(2.0) - 2010/2, onde cada capítulo será utilizado como material para criação do material do site teste. Desta forma cada participante poderá utilizar a plataforma de modo que entenda o mecanismo de funcionamento da mesma, e, conseqüentemente, possa repassar esta experiência para seus futuros alunos.
Ø  Mostrar ao professor a importância de saber ouvir o aluno, a importância de ser, além de um bom professor, um amigo. Tudo é facilitado quando professor e aluno constroem uma amizade respeitosa, uma relação de respeito mútuo. O professor precisa entender que o saber de mundo que cada aluno traz de seu meio social é de suma importância para a criação do conhecimento. Precisa entender, também, que assuntos tratados coletivamente podem trazer excelentes resultados.

3 comentários:

  1. Este é o escopo inicial de nosso projeto... ele pode, e vai ser alterado durante a construção, mas a base é esta...

    ResponderExcluir
  2. Colegas,

    Também gostei muito do blog de vocês, está super informativo...o escopo está ótimo; bem elaborado e a ideia de vcs de fato é enriquecedora!!!
    Com toda certeza...vou querer fazer o curso que vocês propõem rsrs!!!

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Gurias,
    Parabéns pelo blog.. em breve coloco minhas considerações em relação ao projeto...
    Já estou achando muito interessante...
    Abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!