Introdução
Neste projeto pretendemos analisar a figura do professor no processo de ensino-aprendizagem à distância. Visamos reformular os antigos e maçantes modelos de ensino, ainda praticado nas escolas, para com isso, auxiliar o professor a desenvolver um novo método para a sua prática.
Nesse novo método será incluído o ensino on-line, com a finalidade de promover uma aproximação maior entre professor e aluno e aluno-aluno. Através dessa modalidade on-line, o docente terá mais independência para aplicar as atividades, promovendo projetos pedagógicos sob os quais terá pleno domínio e autonomia, contando com a total participação dos alunos, que trarão seus saberes para serem discutidos e divididos com os demais.
O professor precisa se preparar para formular problemas e ajudar os alunos a irem à busca das soluções. O ensino não pode ser algo exposto de forma pronta e pré-formatada aos aprendizes. O conhecimento, o saber, precisa ser construído mediante o esforço de cada participante dos cursos online, contando sempre com o apoio do docente.
Consideramos de extrema importância e necessidade a inclusão e o aperfeiçoamento da formação dos professores na modalidade EAD para que possam assim aprimorar seus métodos de ensino e construírem, com seus alunos, um saber em conjunto.
A figura do professor cada vez mais independente parece ser o futuro da docência, mas queremos aqui analisar questões práticas que envolvem este processo, como a questão salarial, qual o nível de importância da ligação do docente às instituições ou às formas tradicionais de ensino. Isto é, o quanto ainda vale o nome das instituições, no que se referem à certificação quando colocada frente à flexibilidade e autonomia do docente independente.
Justificativa
A internet transformou-se em uma ferramenta de uso mundial que chegou para facilitar a vida das pessoas como um todo. Ela abriu novos caminhos e diminuiu distâncias. Mesmo não sendo acessível a todos, ela já se mostrou indispensável para a interação das pessoas com o mundo.
Os alunos, em sua grande maioria já estão inseridos na rede. Cabe ao docente e às instituições aproveitarem as informações trazidas por eles, mesmo que não tenham relação direta com o currículo escolar, e gerar projetos em que seus alunos possam dividir seus aprendizados coletivamente. Com isso, a construção de novos conhecimentos e novas experiências beneficiará a todos, tanto alunos quanto professores e instituições.
Surgem cursos de curta duração, ou cursos profissionalizantes, como também são chamados, que buscam suprir necessidades de capacitação rápida e flexível perante as necessidades do mercado de trabalho. Mas quais são os pré-requisitos, as características, as exigências, a formação do docente que pretendo disponibilizar-se neste novo campo da docência, nesta nova versão de ensino/aprendizagem que passamos a conhecer e observar, cada vez mais difundido e utilizado.
Pretendemos ainda analisar a figura do docente, descobrindo assim qual a melhor forma de atingir este “novo aluno”, informatizado, com necessidades de rápido e eficaz aperfeiçoamento, com saberes e conhecimentos mais flexíveis e rapidamente mutáveis.
O professor terá de trabalhar melhor sua auto-estima, sua independência e seus conhecimentos técnicos, a fim de estimular uma agradável relação entre ele e os alunos. Deverá promover a autoconfiança também em seus alunos, ensiná-los a importância de compartilhar e de cooperar, e mostrar a eles os caminhos para um aprendizado constante e autônomo.
Objetivos
Geral:
Ø Auxiliar o professor a desenvolver um projeto pedagógico no ensino EAD e a praticá-lo.
Específicos:
Ø Através da modalidade on-line já bem compreendida pelo professor, buscar-se-á torná-lo um docente mais independente, autônomo e seguro, para que seja o mediador entre os alunos, ajudando-os a resolver divergências, comemorar seus sucessos e superar os fracassos.
Ø Refletir sobre as principais características e os maiores problemas enfrentados por este novo docente, como questões práticas relacionadas à remuneração, à qualificação e á capacitação deste profissional da educação.
Metodologia
Ø Será desenvolvida uma plataforma EAD para o professor aprender a utilizá-la com o propósito de aplicar um projeto pedagógico alternativo, diferente, baseando-se nos valores e saberes sociais de cada aluno.
Ø Preparar o professor para que tenha domínio da plataforma moodle de modo a desenvolver seu projeto e aplicá-lo com segurança e autoconfiança;
Ø Desenvolver um curso teste no site http://www.cameooneline.com.br/moodle chamado DOI - Docência Online Independente. Nele será usado texto inicial do curso EAD - EXT - Educação Digital: (Re)descobrindo a Web(2.0) - 2010/2, onde cada capítulo será utilizado como material para criação do material do site teste. Desta forma cada participante poderá utilizar a plataforma de modo que entenda o mecanismo de funcionamento da mesma, e, conseqüentemente, possa repassar esta experiência para seus futuros alunos.
Ø Mostrar ao professor a importância de saber ouvir o aluno, a importância de ser, além de um bom professor, um amigo. Tudo é facilitado quando professor e aluno constroem uma amizade respeitosa, uma relação de respeito mútuo. O professor precisa entender que o saber de mundo que cada aluno traz de seu meio social é de suma importância para a criação do conhecimento. Precisa entender, também, que assuntos tratados coletivamente podem trazer excelentes resultados.
Este é o escopo inicial de nosso projeto... ele pode, e vai ser alterado durante a construção, mas a base é esta...
ResponderExcluirColegas,
ResponderExcluirTambém gostei muito do blog de vocês, está super informativo...o escopo está ótimo; bem elaborado e a ideia de vcs de fato é enriquecedora!!!
Com toda certeza...vou querer fazer o curso que vocês propõem rsrs!!!
Abçs
Gurias,
ResponderExcluirParabéns pelo blog.. em breve coloco minhas considerações em relação ao projeto...
Já estou achando muito interessante...
Abraço,
Paulo