Curso CAMEO – DOI: Docência Online Independente
PROGRAMA
1. AMBIENTE DE APRENDIZEGEM – AVA:
1.1. MOODLE: USANDO COMUNIDADES DE APRENDIZES PARA CRIAR UM SISTEMA DE FONTE ABERTA DE GERENCIAMENTO DE CURSO 15
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor
1.2. MOODLE: MODA, MANIA OU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO? 35
Luís Valente, Paulo Moreira e Paulo Dias
2. ESTILO E ESTRATÉGIA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
2.1. A INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MÚLTIPLA NO UNIVERSO DAS TIC E MOODLE 55
Alexandre Okada
2.2. OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE
3. ASPECTOS GERENCIAIS E DE GESTÃO
3.1. TECENDO SABERES NA REDE: O MOODLE COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE LEITURA E ESCRITA 143
Odbália Ferraz
3.2. O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DE AUTOGESTÃO 165
Teresinha Fróes Burnham, Gabriela Rezende Pinto,
Nicia Cristina Rocha Riccio e Socorro Aparecida Cabral Pereira
4. MAIS ASPECTOS PEDAGÓGICOS
4.1. UM OLHAR PEDAGÓGICO DAS INTERFACES DO MOODLE 187
Lynn Alves
4.2. OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E SCORM INTEGRAÇÃO NO MOODLE 203
Antonio Carlos dos S. Souza e Lynn Alves
4.3. A INTERFACE GLOSSÁRIO DO MOODLE E CONSTRUÇÃO INTERATIVA DE CONTEÚDOS ABERTOS EM CURSOS ONLINE 235
Edméa Oliveira dos Santos e Maristela Midlej Silva de Araújo
5. PLANEJAMENTO NA PRÁTICA
5.1. COMO PLANEJAR E DESENVOLVER UM LABORATORIO VIRTUAL NO MOODLE? 257
João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho
5.2. DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE: DO CONCEITO À PRÁTICA COM O MOODLE 293
Leonel Tractenberg e Régis Tractenberg
6. FERRAMENTAS
6.1. USO DE EAD SÍNCRONA INTEGRADA AO MOODLE 315
Giovanni Farias
6.2. EASY – FERRAMENTA PARA MEDIAR A INTERAÇÃO ENTRE OS DEFICIENTES VISUAIS E O AMBIENTE MOODLE 329
Andre Rezende
7. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO
7.1. AMBIENTE MOODLE COMO APOIO AO ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 347
Mário Sérgio da Silva Brito e Antonio Luis Lordelo Andrade
7.2. MOODLE: USING LEARNING COMMUNITIES TO CREATE AN OPEN SOURCE COURSE MANAGEMENT SYSTEM 365
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor
8. OUTROS ASSUNTOS
8.1. A QUESTÃO DA REMUNERAÇÃO DO DOCENTE ON LINE
8.2. DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ELETRÔNICA
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1. NATIVOS E ANALFABETOS DIGITAIS – QUEM SÃO
9.2. ROMPENDO BARREIRAS
9.3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
10.ENCERRAMENTO
O projeto está ficando bem interessante, basta ler o esboço que o assunto atrairá a todos. Temos muitas coisas a acrescentar, mas o resultado auxiliará a entender a importância da figura do professor na docência on-line.
ResponderExcluir