segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CURSO TESTE - DOI - PROGRAMA

Curso CAMEO – DOI: Docência Online Independente


PROGRAMA



1.     AMBIENTE DE APRENDIZEGEM – AVA:
1.1.   MOODLE: USANDO COMUNIDADES DE APRENDIZES PARA CRIAR UM SISTEMA DE FONTE ABERTA DE GERENCIAMENTO DE CURSO 15
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor
1.2.   MOODLE: MODA, MANIA OU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO? 35
Luís Valente, Paulo Moreira e Paulo Dias

2.     ESTILO E ESTRATÉGIA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
2.1.   A INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MÚLTIPLA NO UNIVERSO DAS TIC E MOODLE 55
Alexandre Okada
2.2.   OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MOODLE

3.     ASPECTOS GERENCIAIS E DE GESTÃO
3.1.   TECENDO SABERES NA REDE: O MOODLE COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE LEITURA E ESCRITA 143
Odbália Ferraz
3.2.   O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DE AUTOGESTÃO 165
Teresinha Fróes Burnham, Gabriela Rezende Pinto,
Nicia Cristina Rocha Riccio e Socorro Aparecida Cabral Pereira

4.     MAIS ASPECTOS PEDAGÓGICOS
4.1.   UM OLHAR PEDAGÓGICO DAS INTERFACES DO MOODLE 187
Lynn Alves
4.2.   OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E SCORM INTEGRAÇÃO NO MOODLE 203
Antonio Carlos dos S. Souza e Lynn Alves
4.3.   A INTERFACE GLOSSÁRIO DO MOODLE E CONSTRUÇÃO INTERATIVA DE CONTEÚDOS ABERTOS EM CURSOS ONLINE 235
Edméa Oliveira dos Santos e Maristela Midlej Silva de Araújo

5.     PLANEJAMENTO NA PRÁTICA
5.1.   COMO PLANEJAR E DESENVOLVER UM LABORATORIO VIRTUAL NO MOODLE? 257
João Batista Bottentuit Junior e Clara Pereira Coutinho
5.2.   DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE: DO CONCEITO À PRÁTICA COM O MOODLE 293
Leonel Tractenberg e Régis Tractenberg

6.     FERRAMENTAS
6.1.   USO DE EAD SÍNCRONA INTEGRADA AO MOODLE 315
Giovanni Farias
6.2.   EASY – FERRAMENTA PARA MEDIAR A INTERAÇÃO ENTRE OS DEFICIENTES VISUAIS E O AMBIENTE MOODLE 329
Andre Rezende

7.     EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO
7.1.   AMBIENTE MOODLE COMO APOIO AO ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 347
Mário Sérgio da Silva Brito e Antonio Luis Lordelo Andrade
7.2.   MOODLE: USING LEARNING COMMUNITIES TO CREATE AN OPEN SOURCE COURSE MANAGEMENT SYSTEM 365
Martin Dougiamas e Peter C. Taylor

8.     OUTROS ASSUNTOS
8.1.   A QUESTÃO DA REMUNERAÇÃO DO DOCENTE ON LINE
8.2.   DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ELETRÔNICA

9.     CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1.   NATIVOS E ANALFABETOS DIGITAIS – QUEM SÃO
9.2.   ROMPENDO BARREIRAS
9.3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.ENCERRAMENTO

Um comentário:

  1. O projeto está ficando bem interessante, basta ler o esboço que o assunto atrairá a todos. Temos muitas coisas a acrescentar, mas o resultado auxiliará a entender a importância da figura do professor na docência on-line.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!