Na maioria dos cursos e programas de educação a distância, pelo fato de a participação geralmente ser voluntária, parte dos alunos que iniciam programas não os conclui. No passado era comum que nesses casos o índice de desistência permanecesse entre 30% e 50%; atualmente, o índice deve estar próximo de 30% (e para cursos universitários com contagem de créditos é comparável aos cursos tradicionais, isto é, menos de 10%). Durante muitos anos, administradores e pesquisadores têm se empenhado para compreender por que alguns alunos desistem, na esperança de melhorar a porcentagem de alunos que terminam o curso.
Uma das muitas dificuldades metodológicas dessa pesquisa é que a desistência geralmente não é resultado de uma única causa, mas de um acúmulo e uma variedade de causas. Alguns pesquisadores desenvolveram modelos formais para prever a conclusão (por exemplo, Billins, 1988; Kember, 1989).
Alguns estudos identificaram determinados fatores que são prognósticos de conclusão provável de um curso de educação a distância. Eles incluem:
• Intenção de concluir – Os alunos que expressam determinação para concluir um curso geralmente conseguem fazê-lo. Por outro lado, os alunos inseguros a respeito de sua capacidade para concluir apresentam grande probabilidade de desistência.
• Entrega antecipada – Os alunos que entregam a primeira tarefa escolar antecipadamente ou pontualmente têm maior probabilidade de concluir o curso de modo satisfatório. Cmo exemplo da pesquisa, Armstrong et al. (1985) constataram que 84% dos alunos que entregam a primeira tarefa nas primeiras semanas concluíram o curso com sucesso, enquanto que 75% dos que levaram mais de dois meses para entregar a tarefa não concluíram o curso.
• Conclusão de outros cursos – Os alunos que terminaram com sucesso um curso de educação a distância têm probabilidade de concluir os cursos subseqüentes.
O conhecimento de fatores como esses pode ser usado pelos instrutores ou orientadores para identificar alunos em “situação de risco” que podem precisar de apoio adicional ou aconselhamento, a fim de concluir o curso. À medida que um número cada vez maior de cursos é ensinado pela educação a distância, uma ampla compreensão das circunstâncias que facilitam a conclusão do curso é importante para os profissionais que os elaboram, os administradores e os instrutores.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – Uma Visão Integrada
Michael MOORE & Greg KEARSLEY
Editora Thomson - 2007
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