domingo, 31 de outubro de 2010

4. MAIS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

4.1 Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle

O ensino atual está muito mais interativo, ganhando um espaço considerável na internet e formando, assim, as comunidades de aprendizagem. Essas comunidades sociais são constituídas por interlocutores invisíveis que abordam assuntos tanto de conhecimentos científicos quanto conhecimentos espontâneos. Conectados à rede, esse interlocutores criam espaços nos quais falam sobre variados assuntos. É uma troca de experiências sócias, afetivas, culturais e intelectuais. Todos, interligados, firmam relacionamentos tendo o computador como mediador.
Essas comunidades de relacionamentos são conhecidas como AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem) ou LMS (Learning Management Systems) que são, na verdade, plataformas, onde são usadas ferramentas para comunicação síncrona (em tempo real) ou assíncrona (. Exemplos dessas interfaces são os sites de relacionamento (Orkut, Facebook), chats entre outros.
Através do AVA, variadas formas de aprendizado são disponibilizadas. Existem os cursos que são oferecidos via on-line, ou os que são intercalados com momentos presencias e momentos on-line.
Essas plataformas virtuais atendem a necessidades diferentes, podendo tanto abordar assuntos pedagógicos, de formação escolar, aperfeiçoamento de professores, quanto de assuntos relacionados à política, questões econômicas, etc.
Com a filosofia do software livre, outras plataformas de relacionamento foram sendo criadas, como o Moodle. Esses ambientes vêm crescendo de tal forma que já são utilizados tanto no Brasil quanto nos demais países. No Brasil, instituições públicas e privadas já fazem uso dessas plataformas.
Na plataforma Moodle as interfaces de comunicação e gerenciamento permitem mediar as atividades disponibilizadas. Os espaços para discussão dos assuntos trabalhados são ampliados, permitindo que as pessoas conectadas a esse ambiente possam contribuir com suas experiências de vida, suas opiniões particulares para uma nova e importante aprendizagem.
A comunicação síncrona (MSN, chats) é o que permite a interação entre os alunos que realizarão as tarefas propostas pelos professores (os mediadores nas discussões entre os alunos) que fazem uso do AVA como espaços de aprendizagem. Outra característica importante da comunicação síncrona é que permite a sociabilidade entre os participantes. Através dessa ferramenta, os participantes podem conversar, formar novas amizades, trocarem experiências.
A comunicação assíncrona é apresentada de forma em que os sujeitos não estão conectados na mesma hora. Ela é mais utilizada nas atividades que são realizadas a distância. Não é uma troca imediata de informações, como nos chats, utilizando-se, então, de ferramentas como o fórum, que é um espaço que permite o envio de mensagens que podem ou não ser discutidos entre os integrantes do grupo. Portanto, a interatividade é restrita. Existe a comunicação entre os sujeitos, mas a interação é limitada.
Segundo Lévy (1999) existem três níveis de interação, nos quais os sujeitos podem discutir, negociar, trocar informações ao mesmo tempo. São eles: um-todos, um-um, todos-todos.
A interatividade passa a ser o quesito “chave” nas atividades à distância, pois os sujeitos participam ativamente, emitem suas opiniões, contrapõem idéias, agem, reagem e, com isso, aprendem novas possibilidades de aprendizagem.
O professor da plataforma Moodle tem um papel fundamental nas atividades, pois deve interagir com o ambiente, gerenciar cada interface, sabendo utilizar de maneira produtiva as interfaces síncronas ou assíncronas. O professor-mediador da atividade deve saber guiar o aluno na disciplina proposta, para que este atinja o objetivo do trabalho proposto.
O professor deverá definir as interfaces mais adequadas ao objetivo de sua atividade. Ele pode alterar, incluir ou excluir determinadas interfaces, tendo autonomia para agir com a finalidade de facilitar o uso da plataforma para o aluno-sujeito de acordo com seus objetivos como educador.
Existem inúmeras interfaces, tais como o chat, o diário, os fóruns, o perfil, o blog, entre outros.
O chat é uma ferramenta que possibilita os encontros on-line, podendo-se criar, inclusive, salas particulares para serem realizadas determinadas atividades. Na plataforma Moodle o professor pode criar salas de bate papo, personalizando o ambiente para desenvolver os encontros síncronos.
O chat, que tem objetivos pedagógicos, permite a exigência de determinadas regras (construídas pelo próprio grupo) que tem a finalidade de inserir todos os alunos na conversa on-line, ou seja, ele permite que o aluno interaja com os demais colegas e professor mediador no debate. É a oportunidade do aluno-sujeito expor suas idéias e opiniões, discutindo, de maneira construtiva, as diferenças dos pontos de vista, construindo, assim, uma nova aprendizagem: uma aprendizagem coletiva.
O chat tem a função de debater assuntos relacionados com a proposta do professor. São encontros pré-definidos para que os alunos e professor discutam temas importantes para que todos atinjam os objetivos do curso proposto.
O fórum é um espaço criado para que todos possam enviar suas mensagens baseadas num determinado tema. As mensagens postadas podem ser debatidas, ficando, assim, o registro dos debates na interface “fórum” para que todos tenham acesso ao que foi discutido, sem estarem conectados simultaneamente. Como é um espaço de construção do conhecimento, o aluno precisa saber que pode se sentir a vontade para emitir suas idéias e pensamentos, com total liberdade de expressão.
No espaço fórum o professor deve escrever como se estivesse conversando com o aluno. É importante salientar que se trata de um espaço aberto para mensagens curtas e objetivas, onde o professor deve permitir uma socialização entre os alunos para que estes dialoguem temáticas abordadas pelo curso ou não. Deve haver uma abertura para a interação entre os alunos nas mensagens trocadas por eles.
O diário é um espaço onde o aluno deve registrar o seu aprendizado. Somente o professor e o aluno terão acesso a essa interface, não havendo possibilidade de outro colega ler o que foi escrito. É uma relação do professor com cada aluno, individualmente. Com isso, o aluno pode escrever sobre seus receios, suas angústias e dificuldades, bem como manifestar sua opinião para o professor em relação ao curso. Para o professor, é um espaço em que ele pode acompanhar as dificuldades e alegrias de cada aluno, podendo auxiliá-lo em suas dificuldades e incentivá-lo quando algum deles pode estar pretendendo desistir, por não se sentir seguro ou feliz com seu desempenho ou, inclusive, com o próprio curso.
Na interface tarefa, o professor disponibilizará uma tarefa para que o aluno desenvolva off-line, podendo determinar uma data para que a tarefa seja postada na plataforma. É uma atividade que permitirá que o professor verifique o saber construído pelo aluno no decorrer do curso.
O perfil é uma interface muito importante, pois é o espaço onde cada aluno disponibilizará seus dados pessoais, falando um pouco sobre si mesmo, sobre suas expectativas, qualidades, defeitos. Dependendo das afinidades entre os integrantes do grupo, novos vínculos poderão ser estabelecidos.
Atualmente, o Moodle é um ambiente importantíssimo que permite o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagógicas, possibilitando a construção de um saber coletivo e a atuação de um aluno-sujeito-pensante na sociedade.

Referência Bibliográfica
MOODLE: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso
UM OLHAR PEDAGÓGICO DAS INTERFACES DO MOODLE
Lynn Alves

Um comentário:

  1. Professor, eu concordo plenamente com suas colocações. Precisamos nos policiar para não restringir o temo “tecnologia” somente à internet e computadores. Temos uma vasta gama de recursos que podem inovar no processo de ensino/aprendizagem. Quando falas de fotografia, televisão, rádio, etc... na minha visão, são tecnologias que podem (e até devem) ser usadas de forma não excludente, quer dizer, conciliar mais recursos tecnológicos – inclusive o computador e a internet – só enriquecerão as atividades escolares. Penso que o importante é ter criatividade, vontade e disposição para experimentar o novo junto com os alunos, afinal, quanto mais interessante for a escola, mais interesse ela trará a estes alunos modernos – e cheios de curiosidade.

    Parabéns pelo excelente comentário, no meu próximo post vou procurar algum tema neste sentido!

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