quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GRUPO DE MÍDIA NORTE-AMERICANO ENTRA NO MERCADO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Movimentações recentes da News Corp, um dos maiores conglomerado de mídia do mundo, do australiano Rupert Murdoch, tem chamado a atenção do ambiente educacional norte-americano pelo que parece ser um ingresso do grupo no mundo da educação a distância e da tecnologia educacional.

Em novembro, foi anunciada a compra, pela News Corp, por 360 milhões de dólares, de 90% da empresa novaiorquina Wireless Generation.

A empresa fornece softwares, sistemas e serviços educacionais a 200 mil educadores e a mais de três milhões de estudantes em 50 estados norte-americanos. Sua especialização é a educação a distância mediada por tecnologia.

Murdoch, referindo-se a esse investimento de seu grupo, avaliou que o mercado da educação pré-univesitária (K-12 education) nos Estados Unidos é “um setor de US$ 500 bilhões esperando desesperadamente para ser transformado por uma oportunidade que expanda o alcance do ensino de excelência”. Com essa mudança, a Wireless Generation pretende investir ainda mais em tecnologia e “mudar a forma como a educação pré-universitária é feita”, segundo um executivo da companhia, Joel I. Klein.

A própria contratação de Klein, acontecida duas semanas antes do anúncio da compra da empresa, já tinha sido considerada uma ofensiva do News Group na área educacional. Klein era diretor educacional da área escolas da cidade de Nova York, e foi contratado para ser vice-presidente da News Corp.Seu objetivo, como afirmou em entrevistas após a contratação, é o de estimular o investimento privado em tecnologia educacional.


Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A UAB OFERECERÁ MESTRADO STRICTO SENSO NO FORMATO EAD (fase preparatória)

O MEC mandou. O SEED obedeceu. E a CAPES está colaborando com o modelo.

A UAB se prepara para oferecer mestrado strictu sensu com aval e monitoramento da CAPES. O modelo que está sendo construído servirá de referência para os demais cursos de mestrado e doutorado a distância.



OBJETIVOS

  • Promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação stricto sensu na área de Matemática com uso de tecnologias da educação a distância;

  • Instituir uma rede nacional para oferta do programa de Mestrado Profissional em Matemática, integrado por Instituições de Ensino Superior participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil e de Instituições Públicas de Ensino Superior que objetivam integração à UAB.



PÚBLICO ALVO DO CURSO

 
Prioritariamente professores das redes públicas de educação básica que atuem na docência na área de Matemática."

Lembrando que este mestrado está sendo construído junto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e que "mestrado profissional" tem o mesmíssimo peso do "mestrado acadêmico" tradicional. O que difere são os objetivos mais pragmáticos e maior abertura no formato do trabalho final (pode ser um "produto" ao invés de uma dissertação  por exemplo).

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MOODLE VERSÃO 2.0.1

Está disponível finalmente a versão 2.0.1 do Moodle com muitas novidades, em destaque a integração com redes sociais e o novo gerenciamento de usuários. Vale a pena conferir.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CHAMADA DE TRABALHOS - 17° CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


 
“A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e

Tecnologias Diferenciadas - Interação com Diversidade”

MANAUS – AMAZONAS – 30 DE AGOSTO A 2 DE SETEMBRO DE 2011


1. O Congresso

1.1. O 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância “A grande conversação: Formas de aprender, conteúdos e tecnologia interagindo com diversidades” será realizado em Manaus - Amazonas, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.


2. Trabalhos submetidos ao Congresso

Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Trabalho Científico (TC) e Relato de Experiência inovadora (RE).

2.1. Os Trabalhos Científicos (TCs) submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 16º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind review by peers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada Trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso.

O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do congresso.

Em função do resultado final da avaliação alguns trabalhos serão aceitos para apresentação em pôsteres.

2.2. Os Relatos de Experiência Inovadora (RE) correspondem à descrição e análise de realizações nos diferentes tipos de categorias, identificadas a seguir, que apresentem aderência ao tema do Congresso e apresentem algum aspecto inovador.

Os REs serão submetidos ao mesmo processo de avaliação descrito no item 2.1, respeitando-se as características de cada classe.

Relatos de Experiências Inovadoras poderão ser aceitos tanto para apresentação nas sessões parelelas do Congresso como para apresentação no formato de pôster.

2.3 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens:

Categoria, Setor Educacional, Natureza e Classe.

2.3.1. - Setor Educacional

1 - Educação Básica (anteriormente - Educação Fundamental)
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Universitária
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral

2.3.2. - Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richer 2009)

Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD

1. Acesso, Equidade e Ética
2. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
3. Sistemas e Instituições de EAD
4. Teorias e Modelos
5. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento

Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia

1. Gerenciamento e Organização
2. Custos e Benefícios
3. Tecnologia Educacional
4. Inovação e Mudança
5. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
6. Serviços de Apoio ao Estudante
7. Formas de Assegurar a Qualidade

Nível Micro – Ensino e Aprendizagem em EAD

1. Design Instrucional
2. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
3. Características de Aprendizes

2.3.3. - Natureza do Trabalho

A - Relatório de Pesquisa
B - Descrição de Projeto em Andamento
C - Modelos de Planejamento

2.3.4. - Classe

1 - Investigação Científica
2 - Experiência Inovadora

2.4. No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:
2.4.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela;
2.4.2. Direcionado para apresentação de Pôster;
2.4.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;
2.4.4 Recusado diretamente por não mostrar as qualidades científicas necessárias para um evento desta natureza.

3. Submissão dos Trabalhos

3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo.

Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Trabalho Científico, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.

3.2. O envio do Trabalho será feito única e exclusivamente através de ferramenta: http://www.abed.org.br/congresso2011/enviartrabalhos.htm

3.3. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:

“Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Científica do 16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia.”

3.4. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.

3.5. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.

Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.4) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significa de forma alguma a aprovação do mesmo para apresentação no evento.

5. Publicação dos Trabalhos

5.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do congresso no site da ABED. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso, serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.

5.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do Trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. O artigo deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 15 de julho de 2010.

5.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561

5.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet.

6. Normas de Padronização

6.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.

6.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; lateral esquerda 3,5 cm; lateral direita 2,5 cm.

6.3. Devem poderão ser escritos em: Word (extensão .doc (2006), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), Rich Text/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.

6.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:
6.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.
6.4.2. - Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa).
6.4.3. - Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.
6.4.4. - Em seguida, colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.
6.4.5. - Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.
6.4.6. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Setores Educacionais descritos no item 2.3.1.
6.4.7. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em cada um dos itens da Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD indicados no item 2.3.2.
6.4.8. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Natureza, indicada no item 2.3.3.
6.4.9. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Classe, indicada no item 2.3.4.

6.5. Colocar resumo em português com fonte Arial, corpo 12 justificado em itálico com no máximo 200 palavras, acompanhado das palavras-chave.

6.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho

6.7. Colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos no final do texto.

6.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.
6.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados a esquerda.

6.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.

6.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.

Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores não serão aceitos.

7. Pagamento de Inscrição no Congresso

7.1. Cada Trabalho selecionado para apresentação em sessão paralela deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Congresso.

Nota Importante: Para cada Trabalho aprovado será concedido um desconto de 50% do valor da taxa de inscrição não acumulativo, destinado ao seu apresentador. No caso de apresentadores adicionais, estes deverão fazer suas inscrições efetuando o pagamento normal das mesmas.

8. Idiomas do Congresso - Português

8.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Mini-Cursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.

9. Cronograma - Período para encaminhamento dos trabalhos: 29 de novembro de 2010 a 30 de abril de 2011;
- Período de avaliação dos trabalhos: 1° de maio a 25 de maio de 2011;
- Divulgação dos resultados no site e comunicação: 30 de maio de 2011;
- Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente;
- Apresentação no 17° CIED: 31 de agosto a 2 de setembro de 2011

10. Informações Complementares

Sede da ABED Rua Vergueiro, 875 12° andar CEP 01504-001 São Paulo - SP

Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724

E-mail: papers@abed.org.br

Página da ABED: www2.abed.org.br

Página do evento: www.abed.org.br/congresso2011 em breve